quarta-feira, 18 de maio de 2016

EXAME PARASITOLÓGICO DO SANGUE HEMOSCOPIA


Obtenção do sangue A- Da micro-circulação superficial.
Finalidade: Preparação de esfregaços em lâminas ou outros processos que usem pequenas quantidades de sangue.
Material: Lanceta Algodão ou gaze Álcool 70% iodado Local da punção: Ponta do dedo anelar esquerdo ou lóbulo da orelha. Em crianças pequenas, punciona-se a polpa do grande artelho. Técnica de punção: Limpar, massageando o local com álcool iodado, deixando secar espontaneamente.
Puncionar firmemente com a agulha ou lanceta. Repetir a operação caso não atinja a profundidade desejada (2 a 3 mm). Desprezar a primeira gota de sangue, aproveitando as seguintes para fazer o esfregaço. B- Do sangue venoso
. Finalidade: Colhem-se, quando for necessário usar, volumes da ordem de mililitros.
Material: Seringa descartável com dimensão adequada à quantidade de sangue a ser colhido. Agulha com calibre e comprimentos adequados. Tubo estéril (com anticoagulante: citrato, heparina ou EDTA). Algodão ou gaze. Álcool iodado a 70%. Anticoagulantes: Solução de citrato de sódio Citrato de sódio (Na3C6H5O7.2H2O) 3,8 g Solução salina a 0,85% 100 ml Dissolver o citrato de sódio na solução salina fisiológica. Autoclavar (15’ a 121ºC). Usar 0,5 ml de citrato para 4,5 ml de sangue. Solução de heparina Heparina 6,4 mg Solução salina a 0,85% 100 ml Usar 0,25 ml da solução para 5 ml de sangue.

Solução de EDTA Ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) 5 g Água destilada deionizada 100 ml Dissolver o anticoagulante em água; distribuir em alíquotas de 0,4 ml e deixar secar. Este volume de EDTA é suficiente para 10 ml de sangue.

O objetivo desta prática é mostrar como são realizados os principais métodos de exame de sangue e aprender a examinar no microscópio laminas preparadas pelo método do esfregaço em camada delgada.

REFERÊNCIAS

NEVES, Pereira David. Parasitologia Humana. São Paulo: Editora Atheneu, 2005.11 ª ed.

MARIANO. Melo Lena Maria. Manual de Parasitologia Humana. Ilhéus: Editora Editus, 2005.1ª ed.

Sem comentários:

Enviar um comentário